Conexão campo-cidade: agricultura sustentável com alimentação saudável.
O projeto Conexão campo-cidade: agricultura sustentável com alimentação saudável é uma das 50 propostas aprovadas, entre mais de 800 propostas submetidas, no âmbito da 2ª edição do Programa Centelha-PA, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo do projeto é fortalecer e expandir a agricultura familiar sustentável (sistemas agroecológicos e agroflorestais) na região metropolitana de Belém, por meio da conexão com o mercado responsável de consumo, disposto a pagar preços justos.
O Projeto inicia suas ações via a profissionalização da gestão da Comunidade que Sustenta a Agricultura Iandê (CSA Iandê), nos aspectos organizacional, administrativo-financeiro e capacidade de maior engajamento e conexão de co-agricultores (consumidores conscientes) com agricultores familiares (produtores) no campo.
A CSA Iandê é a primeira e única CSA do Pará, em operação desde setembro de 2018 e possui uma oportunidade muito positiva para a expansão de suas operações e resultados. Nesse sentido, em 2024 a Bem da Floresta iniciou o “Projeto Conexão” em parceria com o Instituto Iandê, garantindo aos agricultores: treinamentos coletivos em boas práticas agroecológicas e agroflorestais, implementos agrícolas, assistência técnica especializada e garantia de compra a preço justo dos produtos agroecológicos.
O Conexão também trabalha para aumento da escala de consumidores conscientes interessados (pessoas físicas e jurídicas como empresas, restaurantes, setor hoteleiro, refeitórios e outros) em alimentos saudáveis, de origem conhecida e que gera impactos socioambientais positivos.
“O Projeto Conexão campo-cidade foi aprovado pelo Programa Centelha-Pará e recebe apoio financeiro da FAPESPA, FINEP e MCTI com recursos do FNDCT”


